Blog
Você sabia que o chocolate é uma estrutura química de cristalização de carboidrato (açúcares) e lipídeo do cacau (gordura)? Pois é justamente no momento de solubilizar (derreter) o chocolate, na intenção de recristalizá-lo, que alguns problemas podem surgir: Fat Bloom e Sugar Bloom.
Fat Bloom (florescimento de gordura): é uma formação esbranquiçada na superfície do chocolate. Isso acontece quando o chocolate foi armazenado ou exposto em temperaturas inadequadas (altas ou baixas), defeito que geralmente pode ser corrigido ao refazer o processo de temperagem desde o início.
Importante lembrar: esse efeito acontece no chocolate, já que ele tem em sua composição a manteiga de cacau, o que exige a temperagem. Já as coberturas de chocolate, que você encontra em nossa linha de produtos, levam uma quantidade muito pequena de manteiga de cacau, não sendo necessária a temperagem, já que o Fat Bloom não acontece nelas.
Sugar Bloom (florescimento de açúcar): é uma formação granulada que surge no chocolate, como pequenos cristais, bolinhas ou uma textura áspera na superfície.
Esse problema acontece quando o chocolate entra em contato com o a umidade ou água, então o açúcar derrete e forma cristais cada vez maiores.
E ao contrário do Fat Bloom, esse defeito não pode ser corrigido na temperagem. Se tentar, você apenas vai realocar os grumos para outros lugares do chocolate.
Qual sua dúvida sobre chocolate? Continue acompanhando nossos conteúdos!