Blog
Já falamos por aqui sobre a importância de um Planejamento e Controle da Produção (PCP), lembram? Hoje trouxemos outro tema importante e relacionado à produção: o gargalo.
Gargalo é a etapa mais lenta do processo de produção de uma empresa – está ligado à velocidade e à capacidade produtiva. Pode ser associado à etapa de maior sobrecarga. Mas por que é importante identificá-lo?
A resposta é simples: ao identificar o gargalo da sua empresa, é possível traçar estratégias para otimizar essa etapa, fazendo você ganhar tempo e lucrar mais. Por exemplo: em uma padaria, o padeiro consegue fazer 10 pães em 5 minutos, porém, o forno da empresa tem somente a capacidade para assar 2 pães em 4 minutos. Na prática, a padaria só conseguiria produzir dois pães neste intervalo de tempo, certo? Sendo assim, ainda que fosse possível aumentar a velocidade de produção de outros processos envolvidos na manufatura dos pães, a produtividade da empresa continuaria diretamente relacionada à limitação de capacidade produtiva do forno – um gargalo de produção. Conseguiu compreender?
Para identificar gargalos na sua empresa, é recomendado realizar o mapeamento de todos os seus processos produtivos – o que possibilita um maior entendimento deles e uma avaliação de quais etapas estão atrasando o tempo de produção. Assim você conseguirá identificar os gargalos de produção através da análise de capacidade.
E então, preparado para identificar o gargalo da sua empresa?