Blog
A padronização das matérias-primas é uma etapa importante para manter a qualidade do sorvete. Afinal, o produto precisa ter as mesmas características de sabor, aroma, textura, maciez e cremosidade sempre. É assim que a fidelidade do cliente é conquistada. Além disso, com a padronização, fica mais fácil calcular os custos de produção, melhorar a gestão do estoque e atender demandas sem o desperdício de ingredientes.
A orientação é utilizar sempre as mesmas marcas ou os mesmos tipos de ingredientes para se obter uma receita padronizada. Um produto balanceado tende a ter sempre o mesmo sabor, aroma e textura. Se o processo também for padronizado, a quantidade e qualidade produzidas tendem a ser sempre as mesmas.
E se você acredita que a padronização demanda muito trabalho, atenção: o prejuízo causado pela falta dela pode ser muito maior. Mudanças na doçura, na maciez, na quantidade e, quando falamos de sorvete, o descongelamento do produto mesmo em temperatura adequada são muito perigosos!
A padronização é mais do que necessária em sorveterias: é essencial para garantir a excelência dos produtos e fidelização dos clientes.