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Com a Black Friday batendo à porta, o seu negócio pode se beneficiar muito de alguns macetes para ampliar as vendas com inteligência e assertividade. Pensando nisso, preparamos neste artigo quatro dicas que vão lhe trazer mais segurança nas vendas, além de ajudar na captação e fidelização de clientes.
Nesta época, muitas empresas acabam caindo no erro de pensar que só oferecer um desconto já é suficiente para obter sucesso nas vendas da Black Friday, mas não é bem assim! No seu negócio – seja padaria, confeitaria, fábrica de doces ou sorveteria – é necessário também criar um bom motivo atrativo para que, aí sim, os clientes aproveitem a oferta.
1ª dica: Black Friday é para novos clientes
A Black Friday é uma excelente oportunidade para atrair consumidores que ainda não conhecem seus produtos. Que tal oferecer um desconto especial naquele doce mais premium e de maior valor? Além de impulsionar as vendas desse item, você cria uma experiência irresistível para quem está experimentando sua marca pela primeira vez.
Ao proporcionar um bom desconto nos produtos mais sofisticados, você não só facilita o primeiro contato, mas também constrói confiança. E lembre-se: um atendimento personalizado pode ser o diferencial para transformar esse cliente em um fã. Ele pode voltar nas próximas ocasiões, como Natal, Páscoa ou qualquer outro momento que peça um docinho especial.
Porém, para que tudo isso funcione, é essencial que sua marca seja notada. Ampliar o reconhecimento do seu negócio é o próximo passo — e falaremos sobre isso no próximo tópico.
2ª dica: Quem não é visto, não é lembrado.
Como você já deve ter percebido, apenas reduzir os preços não basta para aumentar as vendas. A Black Friday é o momento ideal para reforçar a divulgação da sua marca e dos seus produtos, criando campanhas que realmente chamem a atenção, seja nas redes sociais, no Google ou na mídia física, por meio de banners, folhetos e faixas.
Além disso, facilite ao máximo a experiência de compra. Ofereça opções de pagamento rápidas e práticas, como Pix, e aceite o maior número possível de bandeiras de cartão, tanto online quanto presencialmente. Esse conjunto de estratégias não só impulsiona as vendas, mas também fortalece o relacionamento com o cliente, aumentando as chances de fidelização.
3ª dica: Foco em pedidos antecipados de Natal
A terceira dica – e que casa perfeitamente com as estratégias de comunicação que você vai utilizar – é informar o seu cliente de que a Black Friday também é uma data perfeita para antecipar os produtos para o Natal, ainda mais se você trabalhar sob encomenda. Muitas pessoas já estão pensando nos presentes para o final do ano e oferecer um desconto exclusivo e adiantado também vai garantir o fluxo de caixa adiantado!
Inclua nas suas opções de Black Friday itens como panetones personalizados, mix de doces, cestas para colegas de trabalho e kits de amigo secreto. Se você comercializa alimentos frescos, abra sua agenda de encomendas com preço especial. A garantia da venda para o Natal também pode garantir a da Páscoa e outras datas comemorativas que vem pela frente.
4ª dica: Garanta 100% dos seus pedidos na Black Friday!
Para transformar a Black Friday em uma oportunidade ainda mais certeira, uma estratégia crucial é o pagamento antecipado. Essa técnica assegura que os pedidos feitos antecipadamente, como os de Natal, se concretizem sem imprevistos em dezembro. Ao exigir um sinal de pagamento, você transforma pedidos em encomendas, garantindo o fluxo de caixa e permitindo uma organização mais eficiente da produção.
Esse método não apenas oferece mais segurança para sua empresa – que poderá planejar melhor a compra de insumos – como também tranquiliza o cliente, que terá a certeza de que o pedido será entregue na data combinada.
Para funcionar bem, essa abordagem precisa estar alinhada com suas campanhas de marketing, como mencionamos em conteúdos anteriores. Quando bem executada, é um verdadeiro ganho para todos os lados!
Dicas extras: Qualidade acima de tudo!
Lembre-se: baixar o preço na Black Friday não significa baixar a qualidade! Mesmo proporcionando descontos em seus melhores produtos, ofereça o mesmo padrão de sempre, inclusive de insumos. Esse é o momento de conquistar novos clientes e mostrar que, com ou sem promoção, seu produto vale a pena e vai se tornar algo rotineiro na vida desses novos clientes, alcançando o patamar de Produto Destino. Inclusive nós já falamos sobre ele recentemente (clique aqui para ler)!
Registre todos os novos contatos
A Black Friday é uma oportunidade de ampliar sua base de clientes, e cada novo contato deve ser registrado e nutrido. Esse é um passo importante para a fidelização, garantindo que sua marca seja lembrada de forma sutil e agradável.
Mantenha uma lista de transmissão sempre atualizada, com seu catálogo em dia, e ofereça benefícios exclusivos, como pequenos descontos. Essa estratégia fortalece o vínculo com os clientes e pode ser utilizada futuramente para atrair ainda mais consumidores.
Descontos inteligentes
Para quem trabalha no ramo alimentício, oferecer descontos às vezes pode parecer pouco atraente – mas, na Black Friday, eles se tornam uma ferramenta estratégica. Quando planejados com propósito, os descontos não diminuem seus lucros; pelo contrário, ajudam a captar novos clientes, ampliar o reconhecimento da sua marca e até antecipar as vendas de Natal.
Com as estratégias certas, a Black Friday pode impulsionar seu negócio a níveis surpreendentes. A Ruby está aqui para garantir produtos de qualidade e agilidade no fornecimento, ajudando você a expandir suas vendas e conquistar clientes para o ano todo. Entre em contato clicando aqui e descubra como podemos apoiar o sucesso da sua marca!
Leia mais: Categoria de Produto: uma forte aliada para impulsionar suas vendas (clique aqui)