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Ao abrir um comércio de sorvetes, praticamente todos os empreendedores têm uma insegurança em comum: como vender o produto durante todo o ano? Esse questionamento costuma ser recorrente em locais que possuem as estações do ano bem marcadas, como a região sul do Brasil.
No entanto, utilizando um pouco de estratégia, você verá que é possível não apenas vender no inverno, mas também aumentar ainda mais o seu lucro ao longo do verão. Nesse artigo, nós vamos apresentar a você uma contextualização sobre este ramo alimentício e também 7 passos para aumentar as vendas de sorvete. Preparado?
Conhecimento gera lucro
Antes de tudo, vale ressaltar que um empreendedor de sucesso naturalmente é uma pessoa que está em constante busca por conhecimento. Afinal de contas, as boas práticas no ramo alimentício mudam a todo momento. Da mesma forma, novas soluções e tecnologias vão surgindo ao longo do tempo e, muitas delas, podem representar um grande diferencial na sua margem de lucros na hora de produzir e vender o seu sorvete.
E não se engane, geralmente quando falamos de tecnologia os empreendedores tendem a achar que terão que fazer altos investimentos. Mas pelo contrário, às vezes elas podem representar simples ajustes ou a adoção de novas boas práticas para uma otimização da sua produção e atendimento.
1 – Fique de olho nos fornecedores
A busca por conhecimento em seu ramo de atuação pode começar com uma prática super simples como, por exemplo, marcar um compromisso mensal na sua agenda. Nesta data fixa, você dedica alguns minutos do seu tempo para conferir no site e redes sociais dos seus fornecedores se houve alguma mudança ou melhoria nos produtos que eles lhe fornecem.
No caso dos fornecedores de maquinários, por vezes existem recalls, novas peças que agregam desempenho na produção ou novas instruções de cuidados com a manutenção e uso. Da mesma forma, ficar de olho nos fornecedores de insumos pode ser importante já que, em máquinas de sorvete, a mudança da espessura da matéria-prima, por exemplo, pode alterar o desempenho das máquinas ou até mesmo danificá-las. Em outras palavras, é crucial para a saúde do seu negócio a curto, médio e longo prazo manter-se informado pelo menos no que tange ao seu processo produtivo.
2 – Acompanhe a concorrência
Ficar atento ao que sua concorrência tem feito é uma ótima ferramenta para compreender os movimentos do mercado do sorvete. Por isso, não se acanhe ao seguir os seus concorrentes nas redes sociais, assinar suas newsletters – quando tiverem – e observar seus movimentos de marketing. Para você entender qual é a sua posição no mercado, precisa conhecer onde estão as outras empresas que fazem a mesma coisa que você.
Além do mais, também é uma boa tática definir em seu planejamento estratégico onde a sua empresa quer chegar e em quais outras fabricantes de sorvete ela se inspira. Mas lembre-se, apesar de as grandes empresas normalmente fazerem mais barulho, é imprescindível também acompanhar as pequenas. As boas ideias surgem de todos os lugares, então procure olhar o setor como um todo.
3 – Ouça e analise seus clientes
Enquanto olhar para fora ajuda você a se situar no mercado do sorvete, olhar para dentro do que você já conquistou ajuda – e muito – na sua estabilidade e crescimento como empreendedor. Este tópico é um dos mais importantes, porque ao ouvir os seus clientes é possível compreender como você conquistou o seu público, o que deve fazer para fidelizá-lo e também quais as sugestões dos consumidores que podem atrair mais pessoas para comprarem de você. Partindo disso, seguem algumas sugestões para você refletir e usar as suas forças e fraquezas ao seu favor. Então:
– Analise como você está recebendo os seus clientes;
– No dia a dia, perceba quais são os produtos que mais agradam;
– Crie o hábito de anotar todas as sugestões dos clientes;
– Ao ter uma nova ideia, pergunte a eles se gostariam de prová-la;
– Antes de lançar um produto novo, faça testes oferecendo pequenas amostras para ver como será a reação de cada consumidor;
– Preste muita atenção nas reclamações, investigue sempre o que aconteceu e busque solucionar o problema de forma ativa e, de preferência, dando um retorno a quem reclamou.
4 – Escolha bons equipamentos
Como você pôde ver, muito do sucesso de uma sorveteria ou fabricante de sorvetes se deve à forma como se relaciona com o seu público e como se posiciona como empreendimento. Mas, claro, um ponto imprescindível para você aumentar as margens de lucro está em investir em bons equipamentos.
Ao decidir comprar um novo maquinário, pesquise muito bem todos os fornecedores possíveis. Diversas empresas hoje já oferecem mais do que apenas os equipamentos, entregando suporte técnico de qualidade e treinamentos completos para a sua equipe utilizar as máquinas da forma correta desde o início.
Além disso, algumas empresas oferecem garantias estendidas do maquinário e se comunicam de forma mais clara com seus clientes. Em outras palavras, pagar muito barato em uma máquina que tende a estragar mais e entregar menos qualidade costuma ser complicado. Lembre-se que a saúde financeira de uma empresa começa pelo investimento em estabilidade nas partes mais caras do processo, que geralmente se relacionam com a infraestrutura.
Leia também: É realmente necessário digitalizar o meu negócio? Clique aqui para ler!
5 – Invista em cursos de aperfeiçoamento
A associação de indústrias da sua cidade oferece breves cursos para gestão? Faça. Você viu que lançaram um curso para fabricação de sorvetes em uma outra cidade? Se inscreva e vá! Como comentamos no início deste texto, o conhecimento é o melhor amigo do empreendedor. Se possível, também leve seus colaboradores para cursos de aperfeiçoamento. Pessoas munidas de conhecimento estão mais prontas para resolverem os problemas que sempre surgem na rotina fabril.
6 – Dê opções aos seus clientes
Os gostos das pessoas são muito variáveis, por isso aposte em uma linha de produtos diversa. Além de oferecer o tradicional chocolate, morango e creme, vá além propondo novos sabores.
Um dos fatores que mais faz os olhos dos consumidores brilharem é encher o seu sorvete de recheio! Brinque com o imaginário dos seus clientes e faça-os ter água na boca antes mesmo de comer. Por exemplo: “Sorvete de Chocolate Trufado”, “Sorvete de Morango com calda cremosa”, “Sorvete de Baunilha com Pedaços de Brownie”.
Sobre este assunto, nós produzimos um artigo onde falamos sobre 4 tendências na indústria dos sorvetes para os próximos anos. Para ler o conteúdo na íntegra, clique aqui.
7 – Aposte em uma identidade visual marcante
Último, mas não menos importante, a identidade visual da sua marca precisa ser marcante. Mesmo que você ainda esteja trabalhando com embalagens mais simples, ainda assim é possível inovar! Aposte em cores vibrantes, em nomes criativos e que, de preferência, façam as pessoas imaginarem uma história por trás dela. Por que nomear um sorvete de “sorvete de baunilha”, quando ele pode ser “tortinha de baunilha da vovó”? Pense bem nisso!
Lembre-se também que a sua identidade não se encontra apenas na embalagem ou fachada da loja. Leve a mesma experiência para o atendimento e o cuidado com os seus colaboradores!
Resumão
Neste artigo você pôde aprender um pouquinho mais sobre a importância de acompanhar constantemente as atualizações dos seus fornecedores. Da mesma forma, percebeu que ficar de olho na concorrência é sempre saudável para você compreender onde sua empresa está hoje e onde deseja chegar.
Outra importante lição aprendida foi que ouvir os clientes facilita a sua compreensão sobre como chegou, onde está e o que precisa ser melhorado daqui pra frente. Nessa mesma linha, abordamos no texto como a escolha cuidadosa do seu maquinário ajuda – e muito – a aumentar as suas margens de lucro.
E para você decolar no faturamento, também falamos sobre a influência do seu constante aperfeiçoamento pessoal, bem como trouxemos uma provocação sobre como dar mais opções aos seus clientes e, claro, criar uma identidade visual de relevância. Prontinho! Agora abra a sua agenda e comece a rascunhar um novo planejamento estratégico para sua empresa vender ainda mais sorvetes! Até a próxima!