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Categoria de Produto: uma forte aliada para impulsionar suas vendas

Postado em 02/10/2024

Que o mercado alimentício é dinâmico e competitivo, isso você já sabe. Mas você entende exatamente porque o consumidor adquire produtos diferentes em uma demanda diferente? Um conceito poderoso pode ajudar as empresas a aumentar suas vendas e criar uma estratégia de marketing eficiente, categorizando os produtos de três maneiras diferentes: destino, generalista e atrativo. 

Categoria de Produto: uma forte aliada para impulsionar suas vendas

Essas três categorias irão determinar como os consumidores se relacionam com cada tipo de produto e influenciam diretamente suas tomadas de decisões. Para o ramo alimentício, entendê-las e criar estratégias a partir delas será o diferencial para crescer no mercado.

Produto Destino: A jornada do cliente em busca de qualidade

A primeira categoria diz muito sobre o que o consumidor está disposto a fazer em busca daquilo que necessita. Esse tipo de produto oferece algo único, seja na qualidade, exclusividade ou até mesmo uma experiência única. Geralmente se tornam os queridinhos e faz com que o cliente sinta a falta do produto no seu dia a dia e trace uma rota para adquiri-lo. Como exemplo temos os cafés especiais e pães de longa fermentação. 

Em uma busca constante, é essencial que você posicione sua marca de forma a destacar essa qualidade com afinco. O uso do storytelling nessa categoria pode auxiliar a informar o consumidor sobre a origem dos ingredientes, cuidado com a produção, o carinho com que é embalado e alocado nas lojas. Isso pode ser uma excelente estratégia para consolidar sua marca como referência.

Produtos Generalistas: A conveniência lucrativa

Indo ao caminho oposto ao Destino, os produtos que se encaixam como Generalistas são aqueles que fazem parte de uma rotina e não exigem tanta reflexão na hora da compra. Aqui você encontra produtos como arroz, leite, farinha ou um simples picolé sabor limão. Nem sempre a qualidade vai ser levada em conta, mas sim o preço e o custo-benefício.

Aqui a chave é garantir presença e visibilidade nos pontos de venda, combinadas a promoções e campanhas que auxiliem o cliente a perceber o valor agregado.

Produtos de Atração: O poder do impulso

Na categoria Atração é onde as empresas têm o poder de revolucionar algum produto da marca. Aqui é o lugar onde opiniões são ouvidas e os sabores são testados, com o intuito de engajar o público local ou regional. São aqueles produtos que causam curiosidade e que o consumidor não planejava comprar, mas que, em algum momento, já pensou que seria legal ter aquele sabor inusitado de sorvete, por exemplo. Esses itens são frequentemente colocados em lugares estratégicos, como perto do caixa, para incentivar compras por impulso. 

A apresentação visual também vai contar muito. Uma embalagem chamativa, uma promoção relâmpago ou até mesmo anúncios direcionados nas redes sociais vão ser importantes para atingir esse público. Produtos como um sorvete de chocolate e bacon, um picolé de caipirinha de morango ou um bombom de sorvete frito podem ter um enorme potencial de viralização.

Aqui também cabem as famosas collabs, quando duas empresas unem seus produtos em uma campanha temporária para atingir e unificar seus públicos. O uso das redes sociais nesse segmento é fundamental.

Alinhe com sua equipe de marketing

Se a segmentação de produtos faz sentido para você, alinhe os temas com suas estratégias de marketing. Identificar quais produtos da sua rede se encaixam em cada uma das três opções é essencial para maximizar resultados e focar em um público-alvo. Assim você criará campanhas mais direcionadas, gerando mais engajamento e aumentando suas vendas no setor alimentício. 

E ao se posicionar e aplicar a categorização de produtos de forma estratégica, sua empresa poderá não apenas atender melhor às necessidades dos consumidores, mas criar uma oportunidade de compra diferenciada e envolvente. A Ruby está sempre ao lado de seus clientes oferecendo exclusividade, conveniência ou atração, em quaisquer categorias de produto. Assim, ajudamos a otimizar campanhas de marketing e potencializar vendas, posicionando sua marca de forma mais assertiva e relevante e fidelizando consumidores neste universo competitivo que é o ramo alimentício.