Blog
Você já percebeu o quanto o mundo da confeitaria evoluiu nos últimos anos? Um exemplo disso são docinhos e bolos de aniversário. Até o início dos anos 2000 eles eram todos muito semelhantes entre si. No entanto, a popularização de programas de tv com gastronomia diferenciada e a possibilidade de personalizar os pedidos viralizaram nas redes sociais. Essas demandas, é claro, chegaram às confeitarias do mundo todo e, mais do que um desafio, se tornaram uma grande oportunidade, ditando uma nova regra de mercado: se você deseja uma confeitaria lucrativa, esteja preparado para inovar.
Antes de mais nada, saiba que a estética dos doces de confeitaria passou a ser tão importante quanto seu sabor. Por isso, para manter a sua confeitaria sempre lucrativa é fundamental acompanhar as redes sociais e as tendências que nelas surgem. Confira abaixo alguns truques para manter sua confeitaria sempre no topo.
Confeitaria de sucesso busca qualificação constante
Mais do que novos formatos e ideias, manter a sua confeitaria lucrativa requer aprendizado constante. Então é preciso ficar atento às novidades do mercado e atualizar o seu catálogo de acordo com os novos desejos dos clientes. Sendo assim, investir em qualificação constante é um caminho bastante importante, já que junto com as novidades, também surgem técnicas diferenciadas e novas matérias-primas.
Mais do que confeitaria, uma experiência
Já ouviu falar na expressão “comer com os olhos”? Pois bem, é exatamente por aí que a experiência do seu cliente começa com os seus produtos de confeitaria. Ou seja, mais do que deliciosos, eles precisam ser atrativos visualmente, com detalhes que mostram capricho, técnica e preocupação em entregar um alimento impecável.
Em outras palavras, o seu doce é uma tela em branco que pode ser lindamente ornamentada para encher os olhos do cliente. Como o chef Alessandro Vieira disse em entrevista ao G1 há alguns anos:
“Primeiro, comemos com os olhos. Em seguida, vem o olfato e, depois, o paladar. Às vezes, não se come um alimento gostoso porque ele foi colocado de qualquer jeito em uma louça. Você olha e não tem vontade de comer, acha que aquilo não é bom, mas pode ser maravilhoso. Portanto, a apresentação do alimento é fundamental. Pode ser uma refeição simples, mas bem apresentada ela, certamente, tem outro sabor”.
Tenha opções de confeitaria para quem tem restrições alimentares
E por falar em atenção aos detalhes, outro ponto importante é pensar em todos os tipos de clientes, com ou sem restrições alimentares. Para se ter ideia, segundo a Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBBAI), cerca de 8% dos brasileiros sofrem com algum tipo de intolerância alimentar no Brasil.
Além disso, uma pesquisa realizada pelo Ibope em 2018 estimou que cerca de 30 milhões de brasileiros são vegetarianos, também somando 8% da população nacional. Ou seja, apenas esses dois grupos já configuram pelo menos 16% dos consumidores potenciais para sua confeitaria.
Como as pesquisas mostram, cada vez mais as pessoas descobrem sensibilidades, alergias e intolerâncias a determinados alimentos. Por isso, é importante incluir no cardápio opções a esse tipo de cliente. Sendo assim, é bacana oferecer opções sem lactose, sem amêndoas, sem glúten, veganas e vegetarianas.
Bolos em diferentes formatos
Por mais que mudem de sabor, cor ou formato ao longo do tempo, os bolos sempre estarão na moda. Afinal, eles são parte da cultura brasileira quando o assunto envolve comemorações. Como vínhamos falando antes, a experiência oferecida é o que pode tornar seu produto de confeitaria mais atrativo. Então uma forma de inovar nos doces e bolos e oferecê-los em diferentes formatos, tais como:
– Bolos de pote;
– Cupcakes;
– Bolos no palito;
– Cake in box;
– Naked cakes;
– Bolo vulcão;
– Bentôs;
– Bolos realistas que imitam objetos;
Doces gourmet em todos os momentos
Assim como os bolos, os docinhos também ganharam bastante fama nos últimos anos, principalmente os gourmet. E se antes eles estavam apenas nas mesas de festas, hoje eles já são parte do dia a dia das pessoas, que incluíram sabores mais refinados ao dia a dia. Em outras palavras, receber visitas, reunir os amigos ou até mesmo comemorar pequenos feitos do cotidiano são motivos suficientes para levar uma caixa de doces gourmet para casa.
Em resumo, é preciso ter em mente que uma confeitaria lucrativa vende seus doces para todos os momentos da vida e, em qualquer momento que seja, oferece uma experiência sensorial aos clientes. E, claro, quando o assunto é matéria-prima de qualidade, os produtos Ruby Chocolate não podem ficar de fora. Confira todos aqui e conte conosco para complementar suas receitas de sucesso!