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Produtos Instagramáveis: a sua marca merece um post?

Postado em 18/07/2022

Confira dicas fantásticas para apresentar um Produto Instagramável incrível ao seu cliente e garantir publicidade de graça (e sem pedir) nas redes sociais dele.

Produtos Instagramáveis: a sua marca merece um post?

Desde os primórdios do Instagram essa moda continua em alta: um prato bonito merece ser fotografado e postado nas redes sociais. Sendo assim, empresas que querem crescer com ajuda dos próprios clientes devem pensar estrategicamente na experiência visual que as pessoas terão com o seu produto. Em outras palavras, estamos na era dos produtos Instagramáveis. Então para aprender mais sobre esse conceito, leia este artigo até o final.

O modo de consumir mudou

Já faz algum tempo que comer deixou de ser apenas o ato de alimentar e se tornou uma forma de expressar um estilo de vida. É inegável que o cenário digital revolucionou a maneira como as pessoas se relacionam com tudo ao seu redor. Como consequência, de uma forma ou de outra, todos se tornam influenciadores. Em maior ou menor nível, cada pessoa tem uma audiência fiel e acaba por expandir possibilidades para ela. Faz sentido?

Como seu produto pode se divulgar sozinho?

Antes de mais nada, vale ressaltar que os smartphones já podem ser considerados uma extensão do corpo das pessoas. Ou seja, a grande maioria sequer sai de casa sem ter o aparelho por perto. Então para sair do bolso e registrar o seu produto com uma foto, o caminho é realmente muito curto (se o produto ajudar, é claro).

Tendo isso em vista, que tal investir em um prato ou produto realmente chamativo, que supera expectativas? Aqui no Brasil, a primeira onda desse fenômeno dos produtos Instagramáveis foram as taças de sorvete super decoradas.

Os tipos lambuzados com muuito chocolate e creme de avelã, por exemplo, encheram e ainda enchem os olhos de muitas pessoas. Por isso, sair do comum pode ser um grande investimento, com retornos orgânicos. Ou seja, sem necessidade de grandes investimentos em mídia. 

Produtos Instagramáveis requerem criatividade

Depois desse fenômeno, a criatividade de quem comercializa alimentos ganhou outras proporções. O mercado entendeu o recado e começou, então, a buscar exclusividade. Cafés decorados com chocolate, pratos com o nome do cliente em ganache, waffles em forma de esculturas, elementos surpresa e até mesmo glitter comestível.

E o resultado? Muitas publicações nas redes sociais. Além disso, esse tipo de produto Instagramável, se feito com muita criatividade, tende a gerar uma reação em cadeia nas redes sociais. Mas não se esqueça: além do produto, o seu espaço e atendimento também devem complementar a experiência. Aqui no blog nós já trouxemos um conteúdo completo sobre Espaços Instagramáveis. Para acessá-lo, basta clicar aqui.

Embalagens também geram experiências

Assim como os ambientes, nós também já falamos aqui no blog sobre questões importantes na hora de escolher sua embalagem. Então mesmo que você não atenda em um espaço físico, você pode tornar o seu produto Instagramável de outras formas. Sendo assim, pensar em cores e formatos diferentes é sempre um bom começo.

Além disso, as embalagens também podem conter surpresas, como as tradicionais frases nos palitos de picolé, até QR codes que levam o seu cliente a experiências online. O que vale aqui é a criatividade. Ela precisa andar de mãos dadas com uma experiência inusitada.

Então agora que você já conhece os conceitos básicos de produtos Instagramáveis, que tal começar a inovar? Esperamos que a gente tenha inspirado você a elevar ao máximo a experiência do seu cliente com o seu produto. E por fim, vale sempre se perguntar: será que o meu produto merece um post?