Blog

Empreendedorismo

Mudanças no padrão Anvisa de rótulos! Você está pronto?

Postado em 30/08/2022
Mudanças no padrão Anvisa de rótulos! Você está pronto?

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou mudanças significativas no padrão de apresentação das informações dos rótulos de alimentos. A medida, que foi votada e aprovada em 2020, começa a valer oficialmente em 9 de outubro de 2022. Entretanto, haverá um período de implementação, que pode se estender por mais alguns anos. Confira as principais mudanças nos próximos tópicos deste artigo.

Novo design da tabela nutricional

Uma das novas exigências da Anvisa para os rótulos abrangerá o design da tabela nutricional. A partir de agora as embalagens de alimentos deverão apresentar o item de maneira padronizada com fundo branco, letras pretas, fonte, tipo e entrelinhas especificados pelo órgão.

As mudanças foram adotadas para garantir melhor visibilidade. Além disso, a tabela nutricional também ganha uma nova coluna obrigatória que demonstra a presença dos ingredientes por cada 100 gramas ou mililitros. Além desta, ainda foi incluída uma importante mudança nos rótulos, que vamos abordar no próximo tópico.

Anvisa requisita exibição de alto teor de ingredientes prejudiciais

Assim como a tabela nutricional, as mudanças no padrão Anvisa de rótulos tem mais uma grande exigência. A partir de agora, os fabricantes também devem informar na frente da embalagem se aquele produto possui alto teor de ingredientes prejudiciais à saúde, como açúcar adicionado, sódio e gordura saturada. Na prática, isso deverá ser sinalizado com o símbolo de uma lupa na frente do produto com os dizeres: “alto em…”. A ferramenta já existia, mas tinha uso opcional entre os fabricantes, sendo, a partir de agora, obrigatória. O que você achou dessas mudanças? 

E por falar em embalagem, recentemente publicamos um artigo completo sobre a relação entre as embalagens e o prazo de validade dos alimentos. Para lê-lo, basta clicar aqui. Além disso, também já abordamos por aqui o tema sob a perspectiva de como torná-la mais atrativa para o cliente. Leia mais clicando aqui.