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Pesquisa aponta crescimento na indústria do sorvete brasileira

Postado em 15/07/2024

Qual o segredo do sorvete? Confira os principais tópicos que revelam o panorama da indústria brasileira de sorvete.

Pesquisa aponta crescimento na indústria do sorvete brasileira

Qual o segredo do sorvete? Você já parou para pensar? O doce, que surgiu há mais de três mil anos, segue conquistando paladares a cada século. Mas há uma explicação: a paixão pelo sorvete é quase unânime e não há um lugar no mundo onde ele não seja tratado como uma sobremesa especial. Talvez seja por isso que o setor segue aquecido, movimentado por novos investimentos. É isso o que mostra um estudo realizado de janeiro a março de 2024, que indicou crescimento potencial da indústria do sorvete no Brasil, um setor que a Ruby Chocolates tem a honra de participar.

A Fispal Sorvetes, em parceria com a Associação Brasileira do Sorvete e Outros Gelados Comestíveis (Abrasorvete) e a Associação Gaúcha das Indústrias de Gelados Comestíveis (Agagel), realizou um levantamento completo, com 77 dados exclusivos que revelam o panorama da indústria brasileira, principais desafios enfrentados e principais tendências para os próximos anos. Os dados foram obtidos através da participação anônima de empresários brasileiros do setor de sorvetes. Confira abaixo alguns destaques.

Imagem com gráfico contando regiões e porte das indústrias sorveteiras - Pesquisa aponta crescimento na indústria do sorvete brasileira

 

A indústria do sorvete está crescendo

Conforme a pesquisa, o setor de sorvetes brasileiro vem crescendo exponencialmente desde os anos 2000, com 90,9% das marcas pensando em mudanças ou investindo em novos produtos. Entre as microempresas, empresas de pequeno porte, de médio porte e grandes empresas, o desejo de 55,4% dos empresários é investir até R$ 500 mil em 2024. Somados com os respondentes dos demais portes, chega-se a R$ 230 milhões.

Esses investimentos indicam o potencial de crescimento que o mercado tem, considerando 177 empresas espalhadas por todas as regiões do Brasil e de distintos portes, de um a mais de 300 funcionários em atuação. Segundo o texto, São Paulo lidera a lista de estados com o maior número de empresas, representando 26,5% do total. Em seguida, temos o Rio Grande do Sul com 15,8%, e o Ceará e Espírito Santo, ambos com 7,9%. 

Do total, 84,7% das empresas comercializam sorvetes em massa, 73,3% também têm picolés como destaque do cardápio e 55,4% das indústrias investem na venda de açaí. Produções que aumentaram nos últimos tempos, de acordo com 74% dos entrevistados. 

Card com texto: “A expectativa para o setor em 2024 é de crescer 5% e acreditamos que os investimentos da indústria neste segmento, já que restrita aos respondentes da pesquisa é de R$ 230 milhões, avaliando todo o setor, esse número pode passar de R$ 1 bilhão.” Martin Eckhardt, presidente da Abrasorvete - Pesquisa aponta crescimento na indústria do sorvete brasileira

Para onde vão os investimentos da indústria sorveteira?

O aumento na produção impulsionou o objetivo de novos investimentos. Mas de qual forma as indústrias vão fazer isso? De acordo com o estudo, 23,7% das empresas em que a produção aumentou entre 20% e 50% em 2023 são as que mais desejam priorizar investimentos relacionados à eficiência na produção. Já 11,4% das marcas que tiveram aumento de até 20% na produção no último ano desejam investir em sustentabilidade. 

Fotografia ilustrativa de um sorvete com embalagem reciclável - Pesquisa aponta crescimento na indústria do sorvete brasileira

As empresas que não notaram alteração nos números de produção em 2023 vão priorizar investimentos em marketing (10,4%), eficiência de produção (8,5%), inovação (8,1%), logística (5,8%) e sustentabilidade (6,4%). 19. Também citaram expansão comercial (14,3%) e criação de franquias (9,5%). Para isso, as marcas buscam se atualizar.

Como as empresas de sorvete buscam atualizações?

As fontes para atualização e desenvolvimento citadas pelas empresas foram cursos e Sebrae (17,1%), consultorias (14,3%) e networking (8,6%). O estudo ainda indicou que as microempresas são as que mais buscam maneiras de se atualizar sobre o mercado em todas as categorias. Já as regiões mais engajadas são o sudeste e o sul do Brasil. 

Mercado vegano e zero lactose

Com as mudanças de consumo das pessoas e as restrições alimentares, as indústrias de sorvete pretendem se adaptar à nova realidade, tornando-se mais inclusivas. A maioria das empresas entrevistadas pretende investir no mercado vegano, vegetariano e zero lactose (28,8%). Também devem ser explorados outros mercados como o fitness (12,5%), de funcionais (9,6%), produtos infantis (8,3%) e pet (4%). 

Fotografia ilustrativa - sorvete em um takoyaki - Pesquisa aponta crescimento na indústria do sorvete brasileira

As marcas que devem investir esforços preferencialmente em sustentabilidade nos próximos anos têm como foco cumprir regulamentações e melhorar a imagem do negócio no mercado. O estudo ainda apontou que as microempresas são as que mais estão empenhadas em tocar ações de sustentabilidade ambiental e operacional, representando 41,5%. E o Rio Grande do Sul é o estado que mais investe significativamente em práticas sustentáveis como parte integrante da estratégia de negócios. 

O que a pesquisa concluiu?

Segundo o texto divulgado, “o aumento na produção, juntamente com a diversificação de produtos e o interesse em novos mercados, reflete uma demanda sólida e uma resposta eficaz das empresas às preferências em constante evolução. Apesar dos desafios, a priorização em marketing, produção e inovação mostra o quanto o Brasil destaca-se na busca por melhorias operacionais e estratégicas com foco em crescimento”.

Para saber mais sobre os planos de investimento da indústria em marketing, eficiência produtiva e inovação, bem como os desafios enfrentados, como a sazonalidade, basta clicar aqui e conferir a pesquisa completa.