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4 estratégias para fidelizar clientes na sua sorveteria e confeitaria

Postado em 14/09/2022
4 estratégias para fidelizar clientes na sua sorveteria e confeitaria

Como bem resumiu Jay Baer, referência mundial em experiência do cliente, fidelizar consumidores é mais sobre resolver problemas do que vender coisas. Isso porque as necessidades de uma pessoa costumam ser passageiras, assim como o ato de comprar o seu produto. Por isso, o importante é saber se destacar da concorrência para o cliente retornar ao seu estabelecimento ao invés de ir a qualquer outro. Mas a pergunta de um milhão de dólares é: como? Para te ajudar a trilhar este caminho, reunimos abaixo 4 estratégias para você fidelizar clientes na sua sorveteria e confeitaria. 

Mapeie o seu cliente ideal

Em primeiro lugar, para fidelizar o seu cliente é importante você ter em mente qual é o seu cliente ideal. Para isso, você vai precisar observar quem são as pessoas que já estão fidelizadas ao seu negócio. A partir disso, pesquise informações como:

– qual a dor ou desejo delas que a sua empresa supre?
– quanto elas estão dispostas a pagar e com qual periodicidade?
– o que as conecta com a sua marca e não com outras?
– o que os seus melhores clientes têm em comum?

Bom, este tópico sozinho renderia um grande artigo, por isso, saiba que existem muitas outras perguntas a se fazer sobre quem é, o que deseja e como se comporta o seu cliente ideal. Vale a pena pesquisar bastante para começar a defini-lo. Isso porque é este o perfil que está mais propenso a consumir de você e, consequentemente, te proporcionar mais estabilidade nos seus lucros.

Atendimento personalizado

Um item importantíssimo desta lista, o atendimento personalizado gera sensação de pertencimento ao seu cliente. Em outras palavras, você faz com que ele se sinta ouvido, já que a sua sorveteria ou confeitaria promove melhorias a partir daquilo que os clientes ideais demonstram querer ou precisar.

No ramo dos alimentos, o atendimento personalizado pode morar em diversas ações como produzir sabores que os clientes pedem, oferecer um local confortável para consumo, lançar promoções para aqueles produtos que eles adoram, entre outros. Lembre-se que às vezes uma promoção pode não lhe trazer lucro diretamente, mas é capaz de fidelizar muitos clientes por se sentirem valorizados.

Além de tudo isso, outra dica interessante para fidelizar os seus clientes é construir experiências com a sua marca, como apostando nos espaços instagramáveis e nos produtos instagramáveis, que já detalhamos aqui em outros dois posts. Aproveite também para treinar bem a sua equipe, deixando todos a par sobre quais as expectativas do cliente que precisam suprir.

Cartão fidelidade

Como o próprio nome já diz, o cartão fidelidade é perfeito para trazer os clientes de volta ao seu estabelecimento. Para refrescar a sua memória, este tipo de estratégia dá descontos ou brindes ao cliente que comprar, por exemplo, 10 vezes de você. Para quem deseja implementar este tipo de fidelização de clientes, é necessário lembrar de garantir um brinde ou desconto realmente atrativos, além de sempre deixar as normas bastante claras.

Ouça o que o cliente tem a dizer

Já aconteceu de um cliente voltar até a sua sorveteria ou confeitaria para reclamar de um produto seu? Bom, saiba que este é um dos melhores clientes que você pode ter. Afinal de contas, ele é um verdadeiro controle de qualidade da sua marca, avisando-lhe quando há algo de errado. E fidelizá-lo é um caminho curto, principalmente quando você ouve de verdade essa pessoa e providencia as melhorias necessárias para atender às suas exigências.

Por outro lado, a maioria dos seus clientes não vai ter o hábito de falar com você. Por isso, procure você mesmo iniciar a conversa, perguntando quais sabores eles mais gostam, o que gostaria de ver de novo por ali e ainda sem eles têm alguma sugestão. Depois disso, para fidelizá-los você precisa acatar os pedidos mais frequentes, se for viável, claro.

Invista em qualidade

Em geral, a maioria dos consumidores busca a mesma coisa quando vai gastar dinheiro: um bom custo-benefício. Por isso, investir em produtos de qualidade acaba fidelizando consumidores. Um exemplo disso são os chocolates da Ruby, que entregam muita qualidade, a um custo-benefício bastante interessante.

Neste Dia do Cliente, nossa gratidão pelo apoio de cada um! Desejamos que os negócios se multipliquem e sejam cada vez mais deliciosos para os consumidores!